Sunday, February 28, 2021

Leituras sobre Tema 1

Muito enriquecedoras as leituras propostas sobre o Tema 1: as tranformações que vivemmos sobretudo por conta da pandemia em 2020, o confinamento e sua continuidade ainda agora em 2021. Tornou-se mais gritante a necessidade dos professores, das instituições de ensinos, dos alunos e das famílias, enfim, de toda a sociedade entenderem que não é mais possível mantermos o modelo de ensino mais do que ultrapassado que infelizmente ainda é dominante no nosso país. Os textos reforçam o fato de que não há "nada" de errado com o modelo de ensino online. O grande problema é fazer simplesmente uma transição de um modelo já ultrapassado mesmo no ensino presencial para o ambiente virtual: transmissão paternalista de conteúdo tornando a experiência cansativa, insuportável para todos. Precisamos trabalhar para que a experiência de aprendizado seja sempre desafiadora, motivadora para os estudantes. Para tanto, há que se pensar em novos modelos de ensino que valorizem a curiosidade, a pesquisa, a cooperação/colaboração e o pensamento crítico. Devemos aproveitar essa oportunidade que a adversidade nos oferece. Muitas escolas e, em algumas situações, professores isoladamente ou em pequenos grupos já vinham fazendo mudanças mais ou menos expressivas, reconhecendo que o modelo padrão não mais atende às necessidades dos estudantes. A pandemia simplesmente acelerou esse processo e decisões precisaram ser tomadas da noite para o dia. O chamado Emergency Remote Teaching (ERT) foi fundamental naquele momento quando a outra alternativa seria o fechamento completo das escolas e o abandono dos alunos sem nenhuma alternativa para aprendizagem. Contudo, a lição já deve ter sido aprendida e o momento agora pede para uma sofisticação das práticas improvisadas que tiveram seus méritos mas não atenderão às exigências de mercado. Precisamos de treinamento contínuo para estarmos qualificados e preparados para enfrentarmos quaisquer necessidades que certamente se mostrarão presentes na nossa área de atuação, a Educação.

No comments:

Post a Comment